10 Benefícios da caminhada para a saúde

Caminhada no parqueApesar de livros, revistas e sites indicarem uma malhação e ginástica como exercícios básicos para manutenção dos números da balança, a caminha pode ser seu esporte ideal. O importante para a saúde é ter uma regularidade de prática de exercícios, e isso pode ser apenas duas a três vezes por semana de caminhada. Seu corpo vai agradecer em diversos tópicos.

Uma caminhada é um exercício leve, de baixo impacto, e por isso indicado para todas as idades. Idosos e crianças podem curtir lado a lado, com os devidos calçados para amortecer o impacto. O tênis é o sapato ideal. Roupas confortáveis são cruciais também. Para curtir seus benefícios, deve ser praticado ao menos duas vezes por semana e no mínimo por meia hora. Os iniciantes devem manter o ritmo leve, podendo trotar ou até se iniciar na corrida quando o ritmo começar a ficar mais pesado.

E por que caminhar? Se você precisa de algum incentivo para começar, temos 10 bons motivos a seguir.

1. Melhora o estresse

A prática de qualquer exercício físico ajuda na produção de endorfina, o hormônio da alegria. Uma caminhada leve, pois mais lenta que ela seja, ajuda o corpo a liberar mais endorfina e você fica mais tranquilo, relaxado. Alguns psicólogos apontam como a caminhada como uma solução para combater a depressão. Caminhar no começo da manhã ajuda a melhorar o humor para começar a jornada diária.

2. Melhora a auto-estima

Você é do tipo que apenas trabalha, só estuda e passa muito tempo em casa? A caminhada pode ser a solução de sua melhoria de qualidade de vida. Estudos relevam que atividades ao ar livre ajudam a refrescar a mente e as pessoas se sentem mais animadas e bem dispostas. Você pode buscar parques em sua cidade para curtir apenas vinte minutos por dia de uma caminhada, e apenas nos dias úteis. Se você é do tipo atleta de fim de semana, não tem problema também: a atividade pode ajudar bastante. É muito mais legal que usar a esteira em casa e você pode conhecer outros ‘caminhantes’ e curtir os benefícios de uma atividade física em grupo.

3. Melhoria a circulação sanguínea

Qualquer atividade física acelera o metabolismo e o coração bate mais rápido. Isso faz com que sua circulação de sangue flua melhor. Os maiores beneficiados disso são quem tem propensão a varizes e outros problemas relacionados à circulação do sangue.

4. Melhora a disposição

Sabe aquela preguiça que costumamos ter ao longo do dia, em especial depois de acordar? Ela vai embora com uma caminhada. Nosso corpo produz durante atividades físicas a adrenalina, substância estimulante. E nem é preciso correr ou malhar pesado para produzir adrenalina e ganhar mais energia para a sua rotina diária.

5. Melhora a resistência muscular

Você está movimentando o corpo e seus músculos vãos e acostumar a carregar o peso de andar ao longo dos dias. Com o tempo, as caminhadas vão se tornando tão leves que não vai sentir mais dores na perna no outro dia e nem vai mais sentir dificuldades em se movimentar. Há quem não sinta mais dores nas pernas e inchaços por esforço casual vão embora.

6. O pulmão trabalha melhor

A caminhada não é um exercício que força bastante o corpo, e por isso você não deve se sentir exausto depois a menos que seja um senhor com mais de 70 anos (e as vezes nem isso). Mas deve respirar muito melhor. A respiração ritmada e forçada pelo exercício ajuda a acelerar a troca de gases, a dilatar os brônquios, e com isso você acaba respirando melhor.

A respiração mais rápida ajuda a limpar melhor os pulmões. Todos os dias ingerimos, por mais puro que seja o ar, impurezas, que ficam retidas por um tempo. Com o processo, respiramos melhor e com isso, limpamos mais o sistema respiratório. Para um idoso, isso é muito bom.

7. Ajuda a combater a osteoporose

A doença dos ossos mais comum no mundo pode ser retardada ou até sumir com uma caminhada diária. O exercício movimenta todos os ossos do corpo ou uma boa parte de deles, aumentando os estímulos elétricos. Com isso, o corpo também absorve melhor o cálcio como de forma mais eficiente, melhorando a saúde do esqueleto. Seus ossos vão ficar mais resistentes e durar mais.

8. Ajuda a perder peso

Muita gente busca a caminhada pela perda de peso de forma gradual e saudável, e é verdade. Qualquer atividade física que mexa o esqueleto vai ajudar na perda de peso, pois perde calorias. E como você está acelerando o metabolismo, as demais atividades ao longo do dia também devem te fazer perder medidas. Não é nada que aconteça em uma semana, mas vai ajudar sim.

9. Ajuda na melhora do diabetes

Você sabia que enquanto o seu corpo caminha, produz insulina? Isso ajuda aos diabéticos manter as taxas sobre controle e melhoram a qualidade de vida para quem tem esta doença. Há muitos casos de diminuição do número de injeções por conta de caminhadas diárias.

10. Ajuda na qualidade do sono

Quem sofre de insonias pode ganhar algumas horas de noite bem dormida apenas caminhando. Seu corpo irá queimar calorias e, quando desacelerar o metabolismo, vai necessitar de descanso. Quem pratica atividades físicas dorme muito melhor sempre.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário