10 Hábitos errôneos que acabam com os cabelos

Os cabelos fazem parte do seu visual e sua beleza direta. Ter cabelos bonitos é ter um rosto bonito também. Mas isso não é uma questão apenas de penteados ou lavar sempre os fios. Os bons hábitos nos cuidados da rotina diária são mais responsáveis pela beleza capilar que uma química ou trato dos fios em salão de beleza. A seguir, os hábitos mais comuns que danificam os fios e como evitá-los.

1. Deixar um pouco de condicionador nos cabelos

Esse truque surgiu há tanto tempo que ninguém sabe ao certo quem o inventou e porquê. O resultado realmente existe, pois há hidratação e o condicionador fecha as cutículas capilares, deixando os fios com aparência mais hidratada.
Hábitos que acabam com os cabelosMas cuidado. Condicionador é hidratante sim, mas não foi feito para ficar nos cabelos, apenas finalizar a lavagem. Deixar este produto nos fios é deixar os fios sujos e você vai ganhar raiz mais oleosa. O excesso de oleosidade causa queda, quebra e a terrível caspa, e isso nem demora muito para acontecer.

2. Prender os cabelos molhados

Mal hábito comum que estraga os fios. Os cabelos se moldam a medida que seca e a logica disso você pode entender com a escovação. Você seca e alisa os fios, não permitindo aos cachos se formarem. Com o prendedor de cabelo constante e com os fios molhados você não apenas molda os fios como acaba partindo a fibra capilar, causando danos bem complicados de consertar.

3. Não lavar os cabelos depois de ir à praia

A água do mar e sua salinidade é um dos grandes problemas para a saúde capilar. Quer cuidar dos fios e os manter sempre lindos? Chegue em casa depois da praia e remova toda a água do mar, que não tem como danosa apenas o sal. Você sabia que na água há areia também? As vezes o mar está tão límpido que poucas pessoas conseguem enxergar isso.

O sal suga a água do cabelo, bem como da pele, desidratando os fios. Como reforço para tantos danos gerados por um dia na praia, pede-se uma hidratação assim que chegar em casa, mas lavar o cabelo já é de bom tamanho.

Igual cuidado deve ser tomado depois de sair da piscina, quando os cabelos também sofrem com a ação do cloro. Se tiver cabelo tingido de loiro, mais cuidado, ou uma ação da tintura com o cloro pode deixar um tom esverdeado.

4. Fumar ou ficar perto de fumantes

O cabelo é sim matéria viva, mesmo algumas lendas urbanas sugerirem que ele é morto. É ligado à sua corrente sanguínea e por isso absorve tudo o que o ambiente te manda. O resultado disso é um cabelo danificado, seco e sem vida devido à fumaça do cigarro. É muito comum fumantes terem cabelo com mal cheiro, mas também secos e desidratados.

5. Escovar ou passar chapinha nos cabelos toda semana

O hábito é tão comum que há quem faça uso da chapinha uma vez na semana ou mais. O grande problema disso é que a alta temperatura danifica bastante os fios. E não adianta usar leave in porque ele não é o protetor que consiga bloquear tudo diante de tanta escovação semanal. A sua melhor saída será evitar um pouco a chapinha. Tente ao menos dar um espaço de alguns dias e jamais use chapinha ou secador todos os dias. Uma hidratação semanal ajudará também a reparar os danos da escovação constante.

6. Usar o mesmo shampoo a vida toda

Você sabia que os cabelos se acostumam com a química do seu shampoo preferido? Os dermatologistas indicam uma troca ao menos a cada dois vidros. Com o cabelo viciado naquele tipo de produto, os reagentes já não fazem mais efeito e por isso é comum cabelos sem vida e caindo com o tempo. É tudo culpa do shampoo mesmo. A dica é mudar, mas você pode voltar ao seu shampoo preferido depois de algum tempo.

7. Colocar creme demais para pentear

A dosagem certa é um pingo no centro da mão, espalha nas duas e passa no cabelo. Há quem ame o efeito de cabelo hidratado que o excesso de creme para pentear deixa. Ele faz isso sim, mas por um tempo. Depois o fio começa a cair, ficar oleoso demais e a caspa é um dos primeiros problemas a surgir. Abusar do creme para pentear não é uma boa ideia.

8. Pintar os cabelos com muita frequência

Das química possíveis de usar nos cabelos, a tintura realmente a menos danosa, por isso muita gente abusa e aplica mensalmente ou até menos quando a raiz vai perdendo a cor. A tintura realmente não causa tantos danos quanto uma progressiva ou alisamento, mas resseca bastante os fios e com o tempo o cabelo perde a cor mais rapidamente.

Se for pintar, tente manter um hiato entre uma aplicação e outra de ao menos 45 dias. Hidratação é crucial ao menos uma vez a cada 15 dias para manter os cabelos saudáveis.

9. Usar gel com efeito molhado

O produto era a sensação nos anos 90 e, se é tão vendido, ele com certeza tem seus fãs. O gel tem álcool, que resseca bastante e acaba causando mais danos que ajudando. Nem vale a pena. Boas alternativas para manter o penteado firme são pomadas, cera modeladora e spray. Algumas pomadas e ceras tem bastante hidratação e acrescenta fragrância ao cabelo.

10. Deixar o cabelo exposto ao solitário

Não é que você tenha que usar uma burca ao sair de casa, mas evitar o sol ou usar cremes e produtos com proteção solar ajuda. Os raios UVA e UVB são danosos à pele e cabelos também, ressecando, causando manchas e roubando seus nutrientes. É uma alta temperatura por um longo tempo e isso com certeza causa danos aos fios. Proteção sempre e bons produtos com proteção para o cabelo estão disponiveis no mercado.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário