10 Remédios caseiros para dor de dente

Quem nunca sentiu pelo menos um dorzinha nos dentes? Se você nunca sentiu, prepare-se, hora ou outra ela pode aparecer. Existem alguns cuidados básicos que podem evitar esse incomodo que atinge tantas pessoas:

mulher com dor de denteManter os dentes sempre limpos

Dentes sujos ou com caries são a causa número um para dor de dente. Escovando após todas as refeições e usar fio dental você já estará fazendo sua parte para evitar aquele desconforto causado por uma dor de dente.

Evite o consumo excessivo de alimentos doces

Diminua a quantidade de açúcar que consome diariamente. O açúcar em excesso, atrai bactérias que fermentam e transformam-se em caries. Consuma alimentos doces com moderação (lembre-se da escovar os dentes depois).

Agora, vamos a lista dos 10 remédios caseiros bastante eficientes para combater a dor de dentes:

1. Gelo

Chupe uma pedra de gelo ou pressione um saco de gelo sobre a bochecha próximo do dente que esteja sentindo dor. Diminuir a temperatura da região diminui o fluxo sanguíneo, e com isso, a dor. O fluxo sanguíneo também é um dos motivos da dor de dente ficar mais forte durante a noite, quando nos deitamos. Isso acontece porque quando estamos deitados a pressão sanguínea na cabeça aumenta, e com esse aumento da pressão aumenta também também a dor.

2. Hortelã

Esprema algumas folhas de hortelã, umedeça um pedaço de algodão com o liquido gerado e aplique sobre o dente que esteja doendo. Em um estudo britânico, liderado pela brasileira Graciela Rocha, descobriu-se que as folhas de hortelã tem poderes analgésicos equivalentes à alguns remédios.

3. Aguá morna com sal

Faça bochechos com aguá morna e sal. Difícil de acreditar, mas o milagre aqui acontece mais por razão da aguá morna que do sal. A aguá morna dilata os vasos sanguíneos o que auxilia na maior circulação de glóbulos brancos na região afetada, resultando assim na diminuição da dor. Então por que usar o sal? Como temos aproximadamente 0,9% de sódio no sangue, a mistura de aguá com sal “imita” os líquidos naturais do corpo, gerando assim, maior aceitação do organismo a mistura.

4. Cravo da Índia

Mastigar um cravo da índia também é muito eficiente para diminuir a dor de dente. O cravo da índia tem em suas propriedades o Eugenos e Flavonoides que impedem a coagulação sanguínea e funcionam como anti-flamatórios e anti-bióticos.

5. Malva

Bochechos com o chá da planta ajudam a acalmar a dor e possui efeito anti-inflamatório. Entre suas propriedades estão mucilagens, antocianina e um óleo essencial volátil que tem efeitos calmantes.

6. Água Oxigenada

Mergulhe um pedaço de algodão em água oxigenada 10 volumes e pressione contra a gengiva próxima ao dente que doí.

7. Mocela e Própolis

Faça bochechos com o chá. A mocela e o própolis tem poderosos efeitos analgésicos, anti-flamatórios e antissépticos.

8. Whisky

Existem muitas pessoas que dizem que umedecer um pedaço de algodão em whisky e aplicar sobre o dente diminui a dor. Não existem comprovações científicas do efeito do whisky na diminuição da dor, mas o número de pessoas que afirma que isso funciona é bem grande.

9. Cebola

A cebola possui propriedades anti-bacterianas e quando aplicada na região pode agir eliminando bactérias e germes da boca.

10. Pimenta

Um pouco de pimenta juntamente com uma pitada de sal ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes e com isso a dor.

Como pode perceber, existem várias remédios caseiros que podem dar uma forcinha naquela dor de dente que não te deixa em paz. A maioria deles tem efeitos tanto analgésicos como anti-inflamatórios.

Mas é preciso lembrar: Nada substitui a visita a um dentista. Por isso, se a dor for forte e continua, procure imediatamente um dentista.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário