Acne Hormonal – Informações e tratamento

O desequilíbrio hormonal (mais comum nas mulheres) causa um dos problemas de pele muito temido por uma boa parte das pessoas: a acne, conhecida como espinha, que mancha a pele toda, estraga a maquiagem e pode deixar cicatrizes eternas. Um dos motivos mais comuns para a acne surgir é a sua taxa de hormônios.

acne hormonalMas como saber se suas espinhas são acne hormonal? Se sua pele não é oleosa e mesmo assim a acne é constante, possivelmente você tem problemas hormonais e por isso o problema de pele. O indicado é procurar um dermatologista e um endocrinologista para saber como andam as suas taxas e qual hormônio está te causando o problema. Não é nada complicado de tratar e bem barato.

E o que causaria este desequilíbrio hormonal? Diversos fatores. O mais comum é sua genética mesmo, em especial na adolescência, quando as glândulas ainda estão ajustando a produção e excessos podem surgir. Mas todo mundo, em qualquer idade, pode ter problemas com a produção hormonal por má nutrição, problemas no organismo ou como sintoma de alguma doença.

Tratamentos para a acne hormonal

O mais comum é o uso de anticoncepcional para equilibrar as taxas hormonais. O remédio pode ser comprado em farmácias depois de uma indicação médica e deve ser ingerido todos os dias. E ainda traz outros benefícios, como a regulação da menstruação, ausência ou diminuição de TPM e até uma pele mais limpa.

Mas antes de partir para a auto medicação, tenha alguns pontos em mente. Um deles é que alguns anticoncepcionais deixam a pele mais gordurosa e pode aumentar ainda mais o problema da acne. Você precisa, portanto, de uma avaliação médica para saber qual hormônio ativo deve ingerir e não ter problemas com a dieta.

Uma receita simples indicada por nutricionistas e até mesmo médicos é a ingestão na dieta de chás antioxidantes, como o chá verde, chá branco e o chá vermelho. Eles ajudam o corpo a livrar a pele dos radicais livres, e acabam limpando e equilibrando o excesso de gordura, ajudando a se livrar das espinhas.

A receitinha simples de uma esfoliação semanal também deve ajudar com o problema. Uma pele limpa e livre de células mortas uma vez por semana ao menos também renova e remove a sujeira. Se seu problema é apenas excesso de gordura na pele, o problema vai ser resolver. Se for hormonal, vai ajudar até encontrar o médico.

Um cuidado ignorado por muita gente é quanto ao consumo de ômega 3. Em excesso, ele pode causar o aumento da oleosidade da pele, causando assim o surgimento de espinhas. Você pode comer a vontade, mas evite cápsulas ou siga a indicação da embalagem. Dormir com o rosto com maquiagem também ajuda a ter mais espinhas.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário