Água oxigenada realmente clareia os dentes?

Muitos mitos são divulgados sobre o clareamento dos dentes em casa. Há quem diga que bicarbonato de sódio é um dos mais eficientes. Outros sugerem o uso de raspa de juá ao invés de pasta dental e até casca de banaca como infalível para remover o amarelado dos dentes. Uma das dicas mais comuns é o uso de água oxigenada. Mas será que ela realmente funciona?

Água oxigenada realmente clareia os dentes?A água oxigenada em sua forma pura, o peróxido de hidrogênio, é realmente um composto de clareadores dentais, tanto os presentes no consultório do dentista como nos clareadores para comprar e usar em casa. Mas o composto usado por profissionais e elaborados por igualmente capazes possui uma composição que vai um pouco além da água oxigenada.

Nos clareadores dermatologicamente testados há o uso de água oxigenada juntamente com a ureia, formando assim a fórmula química de peróxido de carbamida. Não é a apenas a água oxigenada agindo para clarear os dentes, mas uma série de outros compostos para estabilizar a reação e assim clarear com a aplicação.

A água oxigenada pode causar lesões na boca

Possivelmente o mito de que a água oxigenada clareava os dentes surgiu pela composição dos géis clareadores. Mas aplicar o liquido puro na boca não vai clarear nada, e ainda é uma solução que pode alterar o PH de sua boca sensivelmente e causar diversas lesões.

Na composição química do clareador, a substância é mesmo a grande responsável por clarear os dentes e pode sim deixar a sua boca mais branca. Mas também pode causar ferimentos e danos aos dentes por deixar a sua boca mais suscetível à ação de bactérias que já vivem por lá, mas por conta do equilíbrio do PH, mantém-se sem doenças. Os problemas mais comuns desta receitinha caseira amplamente divulgada online são gengivite e hipersensibilidade na boca, que já causa diversos danos até mesmo ao beber água.

Que métodos são seguros para clarear os dentes em casa?

Já existem no mercado dermatologicamente testados produtos para clareamento dental. Alguns dentistas debatem sobre o excesso de uso de tais produtos e os danos que podem causar ao esmalte dentário. Mas por enquanto, todos os que estão nas farmácias possuem selo de qualidade e podem ser usados.

Não tente receitas caseiras. Ao invés disso, procure por produtos como fitas e géis clareadores e leia atentamente as instruções. Procure seu dentista para melhores indicações e vite danos permanentes aos dentes e boca.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário