Os benefícios da água para a saúde

Bebendo águaComo beber os dois litros de água recomendados por dia melhora a nossa saúde?

Os médicos exaltam as virtudes de beber água – de seis a oito copos são recomendados por dia.Uma medida razoavelmente imprecisa, presumida, mas que podemos seguramente assumir que é cerca de dois litros de água por dia.

Isso talvez pareça muito mas na realidade é cerca de meio copo a cada hora que você está acordado (aproximadamente 150ml), o que prova não ser um desafio – principalmente quando você sabe o que está fazendo por você.

O seu corpo é mais que dois terços de água e precisa de constante reabastecimento – somente respirar causa a perda de dois a três copos de água por dia.

Perda de peso

Muitas vezes quando você pensa que está faminto você está na verdade com sede. Seu corpo emite os mesmos sintomas; o senso comum frequentemente ditará se você está realmente faminto ou não, mas apenas tente na próxima vez que você começar a sentir-se com fome. Você descobrirá que a fome vai embora muito rapidamente se for apenas sede.

Isso é bom para quem luta com a perda de peso, ganho de peso ou com as “beliscadas” – um copo de água frequentemente dissipa a vontade de comer e ao longo do tempo você provavelmente reduzirá o consumo de comida.

Pele flexível

A água ajuda a manter sua pele com aspecto jovem e flexível, duas qualidades particularmente afetadas pela exposição ao sol e poluição em cidades e áreas edificadas. A água purifica o seu corpo, removendo as toxinas solúveis em água e gasta o que não passa facilmente através do seu intestino – que também requer água para manter-se funcionando regularmente.

A falta de H2O significa que seu corpo luta para remover as toxinas e se elas não forem eliminadas na sua urina elas tentarão e sairão furtivamente de outras maneiras – através da sua pele, por exemplo, o que pode causar acne e eczemas.

A água também transporta oxigênio, hormônios e nutrientes para áreas do nosso corpo, mantendo-as saudáveis.

Menos suor

Axilas suadas aparecendo na sua camiseta talvez não seja a melhor aparência no verão mas são um mal necessário. A água ajuda diminuir a temperatura do seu corpo ao nível certo através do suor.

Também ajuda a manter seu sangue na densidade certa, diminuindo o risco de sofrer uma desordem cardiovascular.

Evita pedra no rim

Uma pedra no rim causa uma dor extrema no rim. Beber os dois litros de água sugeridos é uma das maneiras que você pode evitar o problema de pedras no rim.

Água é um solvente valioso e que previne o acúmulo de minerais e sais que causam a desordem; ao invés disso os sais são diluídos e eliminados do corpo através da urina.

Um sistema imunológico mais forte

A água  o seu pH balanceado, a média é  entre 7.35 e 7.45. Se seu pH começa a se tornar mais ácido, o seu corpo pode perder sua  habilidade de receber vitaminas e minerais bem como deixar você vulnerável à doenças;

Um pH acima de 7 melhora a capacidade  do seu corpo em absorver o oxigênio. Também estimulará seus níveis de energia bem como o seu sistema imunológico.

Sem dores nas costas

Dores nas costas afetam a maioria das pessoas que trabalham o dia todo sentado em frente a um computador, principalmente pela postura. Essas dores podem ser diminuídas  através da ingestão da quantidade certa de água todos os dias. O núcleo dos seus discos vertebrais são constituídos de uma grande quantidade de água e a desidratação pode levar ao aumento de dores nas costas.

Água em refrigerantes

Contrário ao que nos é dito frequentemente, beber refrigerantes, chás e sucos contam no seu consumo diário de água. Obviamente o seu corpo requer um pouco de  água para processá-los e tome cuidado com os conteúdos de açúcar, particularmente em latas de refrigerantes, mas se você for um ávido bebedor de chá então vá em frente e coloque a chaleira no fogão.

Mas lembre-se, que beber água demais também não é saudável. Então se você está fazendo uma dieta, siga rigorosamente a indicação do seu médico ou nutricionista.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário