Os benefícios da Yoga para a saúde

Não há duvida de que a yoga é uma enorme tendência (se é que podemos chamar uma prática de 5.000 anos de tendência). Mas a yoga é muito mais do que simplesmente vestir roupas de ginástica, mais do que apenas malhar. É uma grande maneira de estimular sua saúde física e mental juntamente com outras atividades. Aqui listamos há 10 motivos para você ir para a esteira de yoga.

YogaAumento da massa óssea

Exercícios que conduzem o corpo a sustentar o próprio peso são conhecidos por combater a osteoporose, ou degeneração óssea, já que ajuda os ossos a se reconstituírem. As diversas posições da yoga (ou asanas) são muito benéficas para os ossos das pernas e quadris. Com as diversas posições existentes pode se trabalhar vários grupos de músculos.

Melhora do sono

O Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos recentemente custeou um estudo envolvendo 410 sobreviventes de câncer que tinham dificuldade para dormir depois de seus tratamentos. Os participantes que começaram um programa yoga moderada, como a Hatha1, dormiram mais profundamente e usaram menos medicamentos para dormir do que os que não fizeram o programa.

Aumento da flexibilidade mental e a elasticidade

O Dr. Loren Fishman, físico de Nova Iorque, diz que vários estudos mostraram que yoga tem um efeito positivo no cérebro e no sistema nervoso central. “Torna mais espessas as camadas do córtex cerebral, a parte do cérebro associada com o aprendizado avançado, e aumenta a neuroplasticidade, que nos ajuda a aprender coisas novas e a mudar a maneira com que fazemos as coisas,” diz o Dr. Fishman.

Alívio do estresse.

Estudos sugerem que o foco da yoga na respiração profunda e/ou controlada ajuda a administrar a resposta automática “luta ou fuga” de seu corpo ao estresse.

Melhora a flexibilidade e a mobilidade das juntas

O site de saúde WebMD cita um estudo que mostrou que “participantes tiveram mais de 35% de melhora na flexibilidade depois de apenas oito semanas de yoga”. Obviamente, posturas de yoga alongam os músculos. Mas alongam outros tecidos macios também – ligamentos, tendões e fáscia – o tecido que envolve os músculos. O efeito resultante é um aumento na extensão do movimento de suas juntas.

Coração mais saudável

Ao ajudar a reduzir o estresse, a yoga tem mostrado baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo cardíaco. Estes efeitos podem claramente beneficiar pessoas com alta pressão sanguínea e risco de doenças do coração e derrame.

Alívio da artrite

Em um estudo na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, as pessoas que sofrem de artrite reumatóide participaram de aulas modificadas de yoga. Depois de apenas oito semanas, eles tiveram “juntas significativamente menos frágeis e inchadas do que tinham antes de começarem as aulas de yoga”

Bom humor, menos ansiedade

A capacidade dos exercícios para aliviar depressão e estimular a felicidade tem sido bem documentada. Mas pesquisas recentes sugerem que a yoga é até mesmo melhor para melhorar o humor do que a caminhada ou outros tipos de exercícios. Os pesquisadores acreditam que este efeito se deve ao fato da estimulação de químicas e áreas específicas no cérebro pela yoga.

Melhora das atividades sexuais

É lógico que ser mais flexível teria um impacto na experiência sexual de ambos, homens e mulheres. Mas um estudo recente no Jornal da Medicina Sexual (Jpurnal of Sexual Medicine) sugeriu que homens que têm ejaculação precoce eram capazes de triplicar sua resistência com uma hora diária de yoga por 12 semanas.

Controle do peso

É verdade que a yoga não queimará calorias da forma que um exercício aeróbico. Entretanto, pesquisas médicas descobriram que pessoas que praticam yoga são mais capazes de perder peso e mantê-lo. Por quê? Talvez tenha a ver com a disciplina mental da yoga, que promove a percepção do corpo e uma melhor relação com o mesmo.

1 comentário, deixe sua opinião também!

  1. Yvana marques em 9 de outubro de 2013 às 22:14

    eu preciso fazer yoga e tenho uma amiga que ja faz, ela esta sempre tranquila e eu sou muiiito depressiva, muitas vezes angustiada...pois sofri muito quando tive sindrome do panico e ate hoje tenho que tomar remedios como ancioliticos para o medo nao vir e ter que trabalhar por isso preciso fazer yoga. atenciosamente yvana

Faça seu comentário