Bicarbonato de sódio clareia os dentes? Mito ou Verdade?

Na imensa lista de receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos, existe de tudo divulgado por ai: o uso de juá para esfregar nos dentes, babosa e até água oxigenada. Um dos mitos mais comuns é o uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes ajuda a resolver o problema. Os dentistas alertam: não só não ajuda como ainda pode danificar o esmalte dentário.

Bicarbonato de sódio para cralear os dentes

A receita caseira indica o uso de bicarbonato de sódio com pasta de dente para branqueamento. Tem fundamento teórico sim, pois o bicarbonato é uma substância abrasiva que ajuda a remover sujeiras e placa bacteriana, responsável pelo tom amarelado dos dentes. Logo, você fica sim com a boca mais branca quando fizer a mistura e escovar os dentes, mas porque seus dentes estão sem placas e mais limpos, e não com a sujeira removida.

Os odontólogos comentam que o uso do bicarbonato de sódio uma vez não causa danos. Mas para branqueamento, com uso contínuo sim. A substância é abrasiva e age corroendo o esmalte dentário e sua proteção, deixando a gengiva mais sensível e dolorida em um tempo próximo e remove a proteção dos dentes quando mata bactérias importantes para manter a proteção bucal. Há mais chances de se desenvolver doenças e inflamações.

Os dentistas usam bicarbonato de sódio

Muita gente comenta quando ler artigos como o nosso: mas os dentistas não usam o bicarbonato de sódio? Sim, usam, mas em jatos, em grande quantidade e apenas para ajudar na limpeza. Também não é frequente, é algo pontual para ajudar a remover a placa bacteriana. O risco mesmo está no uso contínuo. Mas uma vez na vida você pode experimentar ter dentes mais limpos.

Os métodos seguros para clareamento dentário

Se você está em busca de dentes mais brancos, receitas caseiras são as menos indicadas. Faça uma consulta com seu dentista e busque atendimento profissional. Há métodos seguros como o fotoclareamento, o uso de géis e pastas que ajudam.

Como tratamento caseiro, são boas dicas o uso de pasta de dente clareadora e uma boa escovação sempre após cada refeição. Usar fio dental também ajuda na remoção de placa bacteriana e evite tomar café e cigarro, grandes vilões dos dentes brancos.

2 comentários, deixe sua opinião também!

  1. Karen silva em 27 de novembro de 2014 às 20:54

    BOM EU ESTOU FAZENDO O USO DE BICARBONATO COM PASTA DENTAL,E ESTOU VENDO UMA MELHORA MUITO MAS MUITO GRANDE,E NÃO TIVE DANOS ALGUM....RECOMENDO...

  2. Andryelle amanda em 2 de junho de 2015 às 20:31

    Os meus dentes estao bem amarelados e so tem um na frente q ê branquinho alguem sabe mim dixer pq??? Eu queria fazer o clareamento com o bicarbonato de sodio pq nao tenho dinheiro pra um dentista kkk alguem responde por favor ?? Bjuuu

Faça seu comentário