Casamento civil – Procedimentos, documentos e preços

A celebração religiosa é muito importante para a maior parte dos casais, mas o evento civil é crucial para efeitos legais. Os casais com uniões longas e sem a assinatura do documento oficial podem sim brigar por seus direitos diante um juiz, mas precisam provar a união com testemunhas e provas legais. Leva um tempo. Com o casamento civil, tudo é mais rápido, como o direito à pensão, seguro de vida e outros trâmites legais que protegem os conjunges.

Casamento civil no cartorio assinatura

O mais comum no Brasil é casar primeiro no civil e depois no religioso, mas isso não é regra. Os noivos podem casar dois anos depois no civil de sua celebração religiosa ou muitos anos antes. Um evento não anula ou impede o outro. O mais comum, contudo, é assinar os documentos jurídicos alguns dias antes da celebração religiosa ou no mesmo dia, caso do casamento com efeito civil.

Como fazer o casamento civil?

O primeiro passo é o casal se dirigir ao cartório de sua cidade. Os documentos necessários são identidade, CPF e registro de nascimento dos dois, original e cópia. Deverão abrir firma no cartório e dar entrada nos papéis necessários, pagando a taxa neste mesmo instante.

Dando entrada no trâmite, o casal será informado da data de ir ao fórum. Diante do juiz e duas testemunhas, os padrinhos, um para ele e um para ela, assinarão documento oficial e podem comemorar o casamento.

Quanto custa um casamento civil?

A taxa varia de acordo com o cartório de sua cidade. O valor médio é de R$ 180, a ser pago a vista, em dinheiro, assim que entregar os documentos. Há ainda a taxa de abertura de firma em cartório, com valor médio de R$ 6,00.

Casamento no civil pede vestido de noiva?

Esta é uma dúvida muito comum. O casamento civil, contudo, é apenas a assinatura de um documento. O juiz deve falar antes sobre a dinâmica do casamento, a responsabilidade do documento assinado e felicitar os noivos. É um casamento coletivo, na verdade, porque diversos casais vão estão no mesmo espaço esperando ser chamado.

A assinatura do casamento é de um por um, ou seja, casal por casal. Mas os demais ficam esperando ser chamados e, pela praticidade e quantidade de casais, em alguns fóruns, é comum se usar um grande auditório para o juiz falar para todos uma única vez.

É comum ver algumas noivas de branco e noivos de terno, mas isso não é necessário. Contudo, a entrada é um fórum pede roupas sociais e em muitos casos há avisos na porta de não pode entrar de bermuda e camiseta. Usar roupas sociais, sem necessariamente ser de festa, é importante. Usar véu e grinalda em casamento no civil não é indicado.

Qual a diferença entre casamento civil e união estável?

A lei se adaptou à modernidade e praticidade dos casais, por isso, juridicamente, não muda nada. Nos dois casos o casal irá escolher entre separação parcial de bens, total, comunhão parcial e comunhão universal. Marido e mulher nos dois sistemas terão direito a pensão, divisão de bens, seguro de vida e outros direitos de esposa e marido. No caso da união estável, o status será sempre de solteiro a ser marcado nos documentos.

1 comentário, deixe sua opinião também!

  1. Heverton fernandes em 11 de setembro de 2014 às 23:48

    Olha tenho uma dúvida estou com o pé quebrado e por esse motivo não consigo vestir calça poderia casar no civil de bermuda em razão da minha situação?

Faça seu comentário