Cirurgia e tratamento de varizes a laser

Problema que preocupa muitas mulheres, as varizes, veias que se dilatam e se desenvolvem sob a superfície da pele, costumam causar muitos incômodos, como dores, cansaços nas pernas, além de prejudicar a estética dos locais onde se formam: coxas, pernas e pés são os mais afetados.

As varizes costumam afetar cerca de 18% da população adulta, sendo que as mulheres são as maiores vítimas, devido aos hormônios femininos. Isso acontece pelo fato de um deles, a progesterona, favorecer a dilatação das veias. As varizes costumam ter origens diversas, desde genéticos, gravidez, uso de anticoncepcionais, obesidade, entre outros.

Varizes laserTrata-se de um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas, pois além de prejudicar sua saúde, pode abalá-las socialmente, por deixá-las pouco à vontade na hora de expor essas regiões do corpo, quando vão à praia, por exemplo.

Entretanto, com os avanços da tecnologia, existem muitas formas de se tratar das varizes. Uma das mais eficazes é o tratamento de varizes a laser. Funciona com aparelhos que emitem feixes de raios laser cujas ondas atravessam a pele sem lesioná-la. Dessa forma, atingem os vasos sanguíneos e a hemoglobina.

Depois de ser atingida pelo laser, a hemoglobina aumenta a temperatura sanguínea, e devido ao calor, o vaso é eliminado. Para que o tratamento seja mais eficaz, o cirurgião controla o tamanho e o poder do feixe de raios laser. O tratamento é feito em consultório e o paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia.

O principal cuidado que o paciente deve ter após a cirurgia é evitar sua exposição ao sol, para evitar manchas na pele. Por isso, a temporada de inverno é a melhor época para realizar esses tratamentos. Dessa forma, caso necessite de realizar esse procedimento, aproveite as férias de inverno para esse fim, sempre consultando um cirurgião vascular.

Apesar de ser um procedimento simples e eficaz, o tratamento a laser não é indicado para as varizes de grosso calibre, cujas veias estão muito grossas. Nesse caso é indicado o tratamento cirúrgico tradicional. Esse procedimento também não é indicado para as varizes em fase inicial, sendo indicado o laser endovascular.

Mesmo sendo eficazes eliminando os vasos existentes, novos pontos de varizes podem surgir com o tempo, por isso, costumam ser indicados tratamentos para manutenção, indicados pelo cirurgião vascular. Mas o paciente pode mudar alguns hábitos para diminuir o surgimento de novos vasos, como praticar exercícios, proteger-se contra o sol e ter uma alimentação saudável. Consulte seu médico para que lhe recomende o melhor tratamento para o seu caso.

Veja abaixo alguns vídeos de cirurgia e tratamento de varizes a laser.

1 comentário, deixe sua opinião também!

  1. Terezinha em 1 de abril de 2014 às 14:15

    gostaria de saber se funciona mesmo,e quanto custa..

Faça seu comentário