Como comprar passagens aéreas baratas

Foi-se o tempo em que comprar passagens aéreas exigia um alto investimento. Viajar de avião no Brasil deixou de ser um luxo e hoje, com uma boa pesquisa e garimpada no sites, é possível comprar passagens aéreas com preços bem em conta. Para quem ainda não aproveitou boas promoções, as dicas mais abaixo podem ajudar você encontrar passagens aéreas baratas e planejar melhor os gastos das próximas férias.

Como comprar passagens aéreas baratas

Dica 1: Assine as newsletter das companhias aéreas

Newsletter são os emails com propaganda que todo mundo odeia, mas as vezes são super úteis. Os emails chegam para todos os clientes ao mesmo tempo e você fica informado as vezes antes de um grande veículo de comunicação noticiar descontos. Esperar por comerciais de TV nem sempre ajuda, porque algumas promoções relâmpago nem saem na TV e você pode simplesmente não cruzar com a programação diferenciada.

Dica 2: Compre passagens antecipadas

Quanto mais cedo você compra, mais barato você paga. Quem deixa para comprar dias antes ou mesmo na mesma semana consegue apenas assentos caros.Quem compra cinco ou seis meses antes paga menos e ainda consegue um ótimo parcelamento, as vezes sem juros.

Há um porém: comprar antes demais e com desconto corre o risco de, caso você não possa ir, não consiga o reembolso. Passagens com reembolso de ao menos 80% ou 100% do valor são mais caras, mas vale a pena se seu trabalho exige mudanças ou contar com imprevistos que adiem a viagem.

Dica 3: Faça planos de fidelidade com as empresas

Esta é uma ótima dica para viajar de graça. Empresas de cartão de crédito e cartão de fidelidade com algumas empresas fornecem esta possibilidade. O famoso plano de milhagens é uma parceria entre cartão de crédito e companhias aéreas. Só por pagar a fatura do seu cartão você já ganha milhas e pode viajar de graça dependendo do destino.

Para quem acha estranho tanta bondade, não se preocupe. A proposta da operadora de cartão é estimular as compras e não apenas dar algo de graça. Quanto mais o cliente gasta na fatura do cartão de crédito, mais milhas ele ganha. Empresas com planos de milhagens: Master e Visa, ambas com boa pontuação por compra e validade extensa das milhas. Mas cuidado, pois milhas tem validade de uso e volta à pontuação zero se não usar.

Já a fidelidade de ter um cartão de crédito da própria companhia aérea ajuda a acumular pontos e também ganhar passagens. A desvantagem é que todas elas possuem juros ao comprar com parcelamento, mas a quantidade de pontos acumulados é maior. Para quem paga a vista, é a melhor opção.

Dica 4: Viaje de madrugada

Vôos em horário comercial são bem mais caros para quem se submete a viajar de madrugada porque, logicamente, é mais incômodo ficar em um horário sem transporte público e com taxis mais caros. Mas os descontos são tão bons que vale a pena. Procure por vôos partindo das 23h até as 5h50 e vai encontrar não apenas mais locais vagos, como bons descontos.

Dica 5: Viaje de segunda à sexta

Todo mundo quer viajar nos fins de semana, em especial para Estados próximos. Para fugir da concorrência, procure por dias em que os vôos tem diversos locais, como de terça à quinta. Uma alternativa para os fins de semana é viajar sexta no fim da tarde e voltar na segunda de madrugada para conseguir todos os descontos possíveis.

Dica 6: Feriados? Só com compra antecipada

Todo mundo quer viajar no feriado, especial no primeiro dia de folga para não faltar ao trabalho. Tente ir antes ou voltar depois ou comprar ao menos quatro meses antes para fugir da correria de turistas de última hora.

Nos grandes feriados, é pouco provável conseguir descontos legais mesmo, como a virada de ano, páscoa, São João e os que imprensam a sexta feira. Mas com buscas antecipadas ou usando milhas o valor pode ficar bem mais baixo.

Dica 7: Tente entrar nos sites da companhias aéreas de madrugada

Os sites atualizam os preços a partir da meia noite, por isso comece a acessar as 0h01 para ser um dos primeiros a vizualizar e conseguir bons descontos. E quando promoções são anunciadas em grandes veículos, como TV e redes sociais, os sites vão ficar disputadíssimos, por isso tente acessar o mais rápido possível.

Dica 8: Fuja dos meses de férias escolares e universitárias

Os meses de dezembro, janeiro e julho são os de maior movimentação nos aeroportos. Fuja deles se planeja uma viagem mais barata, ou vai pode pagar o dobro. As companhias aéreas trabalham de forma simples: lei da oferta e procura. Quanto mais gente procurando um serviço, mais caro ele vai ficar. Os melhores meses de viajar pagando menos são abril, maio e agosto e setembro, quando pouca gente pode tirar folga.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário