Como se vestir bem para uma entrevista de emprego

Nem sempre o resultado de uma entrevista de emprego depende da forma como você fala ou da forma como você se porta diante do entrevistador. Existe um fator que pode determinar o resultado da entrevista no momento em que passa pela porta : A maneira como se veste.

Entrevista de emprego

Qual Roupa Devo Usar?

Escolher o tipo de roupa pode assustar muitas pessoas e para ajudá-lo nisso, vamos listar os erros mais comuns e algumas super dicas para que você acerte em cheio na hora de se vestir para aquela tão importante entrevista de emprego.

Erros mais Comuns

1. Decotes

Nunca use roupas decotadas. Pode até ficar muito bonito, mas acredite: Isso vai atrapalhar mais que ajudar. Pessoas que trabalham como selecionadores tem uma imagem criada de pessoas sérias e realmente interessadas em trabalhar, e decotes representam exatamente o contrário disso. Eles passam a impressão de uma pessoa vaidosa tentando seduzir, isso mesmo: SEDUZIR. Por isso, esqueça aquela blusinha branca linda com decote, não vai funcionar.

2. Óculos de Sol e Fones de Ouvido

Por favor, tire o óculos de sol. Tire mesmo, nem deixe na cabeça. Tire e guarde antes da entrevista.

Quanto aos fones de ouvido é a mesma coisa. Não deixe apenas pendurados no pescoço, tire e guarde. Quanto a usá-los, bem, como o óbvio deve ser sempre dito, ESQUEÇA!

3. Camisa Estampada

Sabe aquela camiseta com aquele estampa legal do Back Sabbath ou aquela outra com um cara surfando em um mar lindo, pois é, nem pense em usá-las.

USE o bom senso, e não USE nada com estampas.

4. Calça Jeans

Calma! Não são todas as calças jeans, apenas aquelas super apertadas. E isso não é só para mulheres não, homens também devem evitar o uso de calças do tipo “skinny” ou outras que apertem mais que uma caça jeans normal.

5. Maquiagem

Use maquiagem leve. Qual a medida? O suficiente apenas para passar a impressão de uma pessoa saudável.

Super dicas

1. Camisa Social

Essa é infalível, tanto homens como para mulheres. Usar camisa social passa uma ótima imagem, por isso, não ignore essa dica.

2. “Terninho”

Isso deixa as mulheres com um ar formal e intelectual. Se a empresa que deseja concorrer a vaga tem um estilo formal ao quase informal, use terninho. Vai acertar em cheio!

3. Use Azul e Preto

Em uma pesquisa realizada pelo site CoreerBulder — o maior site de recrutamento dos Estados Unidos —, divulgou que as cores influenciam muito mais que imaginávamos na imagem que passamos para as outras pessoas. Na pesquisa, o preto e azul foram as cores que mais ajudaram na percepção que os outros tinham das pessoas vestidas com essas cores durante uma entrevista de emprego. Veja abaixo o resultado da pesquisa.

Preto – Pessoas vestidas de preto passavam a imagem de serem bons líderes.
Azul – Já as que vestiam azul que trabalham bem em equipe.
Cinza – Pessoas que pensam de maneira lógica e analítica.
Branco – Pessoas organizadas.
Marrom – Muito confiáveis.

4. Capriche nos Sapatos

Não precisa comprar o sapato mais caro e o mais sofisticado (Isso seria bom, mas não é obrigatório!). Apenas respeite as 3 regrinhas abaixo e estará tudo bem:

1 – Se possível, use apenas sapatos pretos. Isso vale para homens e mulheres.
2 – É imprescindível que estejam absurdamente limpos. É sério, absurdamente!
3 – Sapatos novos ou com aparência de novos.

5. Relaxe e Sorria

“O que isso tem a ver com a roupa que vou usar?” Pense, de nada adianta se vestir bem se você ficar com aquela cara carrancuda de quem ta desconfortável. O sorriso na medida certa passa a sensação que você é uma pessoa equilibrada e feliz — já na medida errada passa a imagem de uma pessoa com sérios problemas, acerte o ponto. O fato é: Todos adoram trabalhar com pessoas equilibradas, felizes e bem vestidas. Não esqueça disso!

Essas foram algumas dicas para que você consiga aumentar suas chances nas próximas entrevistas de emprego. Lembre-se: “A imagem vale mais que mil palavras”, acerte nisso e você já estará 80% contratado.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário