Como fazer a dieta da linhaça para emagrecer

Se você está em busca de métodos que podem ajudar a emagrecer ou controlar o peso de uma forma saudável, pode contar com uma boa aliada: a semente de linhaça. Apesar de pequena, semelhante a uma comida para passarinhos, a pequena semente possui grandes poderes, sendo adotada nos principais itens dos cardápios elaborados por nutricionistas.

Semente de linhaçaIsso acontece pelo fato da linhaça ser rica em fibras, o que colabora no controle de peso por dar uma maior sensação de saciedade. Outra vantagem é o seu preço acessível, um pacote de 500 gramas da semente rica em nutrientes costuma ser vendido por aproximadamente R$ 6,00 em lojas especializadas em produtos naturais.

Apesar de suas qualidades nutricionais, é preciso incluir a semente de linhaça aos poucos na dieta, pois costuma amolecer muito as fezes. Por isso, quando começar a consumi-la, faça uso de uma colher de sopa três vezes na semana. Assim que seu intestino se acostumar, aumente o consumo para uma colher de sopa diária, depois pode passar para duas ou três por dia.

Atenção: não ultrapasse a quantidade de três colheres diárias, porque seu consumo excessivo pode prejudicar a absorção de outros nutrientes importantes para nosso corpo. Vale lembrar de que existem suspeitas de que altas doses da linhaça sejam prejudiciais ao funcionamento de células do organismo.

Existem dois tipos de sementes de linhaça disponíveis no mercado: marrom e dourada. Esta última por ser importada, costuma ser mais cara do que a primeira, entretanto, ambas possuem propriedades nutricionais idênticas.

Na casca das sementes é que estão concentrados minerais, vitaminas e proteínas. Mas como são muito duras, costumamos ingerir a semente por inteiro. Dessa forma, a farinha da semente de linhaça proporciona mais benefícios para a saúde. Isso porque as fibras que estão na casa estimulam mais o intestino e diminuem a sensação de fome. É possível comprar a farinha pronta em lojas especializadas, sendo que nesse caso, prefira a versão estabilizada.

Vale lembrar de que existem outras vantagens da semente de linhaça. As fibras colaboram na estabilização dos níveis de glicose no sangue. Além disso, a semente possui ômega 3 e ômega 6, gorduras que atuam em conjunto e ajudam a reduzir a taxa do mau colesterol (LDL), responsável pelo entupimento das artérias.

Outras vantagens é que o ômega-3 age como um antiinflamatório, que reduz o apetite e ajuda a o corpo a acumular menos gordura. Por fim, tanto o ômega-3 como ômega-6 fazem bem para a beleza, pois ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.

Para as mulheres, a semente de linhaça também é uma grande aliada contra a TPM, reduzindo a ansiedade e a compulsão por dores típica do período. Além disso, pesquisas apontam que um componente da semente, a Lignana ajuda a proteger o corpo contra o câncer, em especial o de mama.

Leia abaixo como deve ser feita a dieta da linhaça para emagrecer:

A quantidade diária de linhaça deve ser de até duas colheres de sopa da semente. Devem ser consumidas trituradas no liquidificador. De manhã cedo triture duas colheres de semente de linhaça no liquidificador e use essa farinha durante todo o dia, como um acompanhamento para molhos, saladas, sopas, como ingrediente de vitaminas ou misturado à comida em pequenas quantidades.

5 comentários, deixe sua opinião também!

  1. MARIA DE FATIMA DA SILVA BARROS em 22 de março de 2014 às 21:11

    EU ESTOU COMEÇANDO HOJE UMA DIETA COM LINHAÇA DA QUI UM MES LI DIREI O RESULTADO

  2. Elizete em 2 de abril de 2014 às 19:20

    Eu estou pretendendo começa hoje também com a minha dieta da linhaça depois de um meses eu revelo meu resultado a todos...

  3. Laudelina atanazio em 3 de julho de 2014 às 18:19

    estou tomando suco e usando a farinha em vez da semente pode e ta mim causando sono é normal

  4. Laudelina atanazio em 3 de julho de 2014 às 18:20

    comecei hoje e daqui a um més revelo

  5. Posso utilizá-la sem ser triturada ? em 2 de março de 2016 às 10:55

    Utilizo mts vezes a linhaça mas as sementes ,Tb faz o mesmo resultado ? Obrigada

Faça seu comentário