Qual a diferença entre escova definitiva e escova progressiva?

As duas alisam, as duas moldam os cabelos e as duas são feitas quase da mesma forma. Logo, é comum a duvida ao chegar ao salão de beleza. Mas escova progressiva e definitiva, por mais que você saia do salão com os cabelos lisos, não são a mesma coisa.

cabelo com escova progressivaA principal diferença entre a escova progressiva e a outra é que na progressiva é mais difícil o fio ficar liso na primeira vez. Enquanto você sai do salão de beleza com o cabelo super chapado na definitiva, na progressiva, irá sair com um efeito mais natural e pouco liso. A cada nova aplicação o seu fio sai ainda mais liso, por isso há diversas fãs do método. Até homens preferem a progressiva porque ela não alisa completa. E se não quiser os fios muito lisos, é só parar na primeira.

A aplicação dos dois é igual. Os fios são divididos em mechas, o produto é aplicado, o fio é escovado e chapeado e você pode ir para casa. Novos métodos não precisam passar três dias sem lavar, mas o mais comum é ficar três dias com os produtos ainda. Nos dois casos, muda pouca coisa, mas é constante que é precico escovar e chapear em seguida para moldar.

Os princípios ativos são diferentes

Outro dos principais diferenciais entre progressiva e definitiva é o uso de químicas diferentes. Enquanto a progressiva é a base de formol, queratina, silicone e proteína, a definitiva leva tioglicolato de amônia. O que isso muda para o cabelo? Nada se você jamais fez química nos fios, mas muita coisa se você já tem química no cabelo.

O formol só é compatível com produto com formol. Forçar pode fazer seu cabelo cair. O ideal será então anotar o nome do produto ou tirar uma foto se você mudar de salão e avisar sempre a seu cabeleireiro. Caso contrário, o corte químico acontecerá e os danos são bem longos, mas remediáveis.

O aspecto extremamente liso da definitiva é artificial

Esta também é uma diferença pontual. Com a escova definitiva, o efeito vai ficar mais liso sim na segunda, mas a química é mais forte e você já sai com o efeito chapado do salão. Muita gente fica por conta disso com a progressiva porque há uma redução de volume, mas as vezes nem dá para perceber que ele foi alisado. É como se seus fios fossem ficando lisos aos poucos.

Outra diferença pontual é quanto ao ardor sentido por algumas pessoas. A progressiva tem formol, que fazem os olhos arderem e é mais comum ter alergia. Já a definitiva não usa produtos com formol e por isso ela não arde e não tem aroma, ou seu cheiro é mais agradável. Mas já há no mercado outros ativos para a progressiva sem cheiro, como a carbocisteína.

Qual dura mais?

Ambos são definitivos, mas nem tanto. Nos dois casos os cabelos não voltam a ser lisos e o efeito dura bastante. Mas é preciso tomar alguns cuidados para manter os lisos como não lavar todos os dias, ou o produto será removido, ou ainda lavar com shampoo sem sal, menos danoso. Hidratar é importante ao menos uma vez por semana. No quesito duração, podemos dizer que progressiva e definitiva se igualam.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário