O que é Frost-Free e Cycle Defrost?

Refrigeradores fazem parte do uso básico de uma residência ou mesmo ambientes de trabalho. Mas para quem pensa que é tudo igual, chegou o momento de dá uma lida mais apurada nos manuais do usuário ou escutar com mais cuidado a proposta dos vendedores antes de levar para cada. Os refrigeradores não diferem apenas no visual e nos modelos, mas também na forma como congelam e conservam os alimentos. Os modelos mais modernos são o Cycle Defrost e Frost-free, que não são a mesma coisa.

cycle defrost x frost-free

Cycle Defrost

O nome em tradução livre para o português quer dizer “ciclo de degelo”. Esta é uma alternativa mais moderna para quem tinha aqueles refrigeradores que entupiam de gelo e precisava descongelar a cada 15 dias, as vezes uma vez por semana. Ele ainda forma gel, mas com tão pouca quantidade que sua necessidade de descongelar será em média duas vezes ao ano, umas quatro se já for antigo ou tiver quebrado.

Frost-Free

Este é o queridinho da modernidade. O nome deixa claro: frost free é livre de gelo, ou seja, não tem gelo. Você vê aquela fumacinha saindo do congelador quando o abre? É o gelo seco, apenas por refrigeração com um excelente sistema de ventilação quando funciona muito bem.

O frost free não forma gelo porque ele foi criado para criar o gelo, derreter e deixar a sua fumaça deixando o alimento congelado e conservado. O gelo já se torna vapor sem a necessidade de qualquer ação do dono do aparelho. O sistema de ventilação deste tipo de aparelho é considerado o que há de mais moderno em conservação e é usado até para conservar amostras para estudos médicos.

Frost Free e Cycle Defrost: qual o melhor?

Os sistemas são diferentes e alguns tem pontos altos e baixos. O Frost Free gasta muito mais energia para se manter funcionando. Não é nada como o dobro do consumo, mas é um valor alto mesmo assim.

O Frost-Free também é mais caro. Se você não tem problema com o desgelo, pode optar pela versão mais em conta dependendo de suas finanças. Em contrapartida, o aroma dos alimentos fica mais agradável com o frost free por conta do vapor do gelo. A temperatura é mais alta, então quase você não sente nenhum aroma.

Outra vantagem do frost free é que ele congela mais rápido e o gelo perdura mais. Sabe quando falta energia? Ele ainda vai conservar por um bom tempo os alimentos. E quando você chega da feira? Em menos de 10 minutos a carne está congelada.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário