O que é SSD? (Solid-state drive)

Talvez você não saiba o que é um SSD (Solid State Drive) ou disco de estado sólido. Mas se você armazena informações importantes em seu computador, é uma tecnologia na qual você deveria investir.

Intel SSD DriveUm disco de estado sólido é uma substituição mais durável para as unidades de disco padrão encontradas em computadores. Esses drives podem funcionar com computadores, notebooks, netbooks ou laptops. Os consumidores podem até mesmo conectar SSDs externamente a qualquer tipo de computador. SSDs são apenas um banco de chips de memória em uma placa de circuito. Simples, mas eficaz!

A maior diferença entre os drives SSds e os drives padrão de HD é que o último tem múltiplas partes móveis que são usadas para armazenar dados. Isso os torna mais suscetíveis à sérios danos se um computador sofrer uma batida com força enquanto o HD estiver em uso. Tal dano pode resultar na perda de dados importantes. Isso não aconteceria com drives SSDs.

Sem partes móveis

SSDs, entretanto, não têm partes móveis. Isso os torna mais resistentes a pequenas batidas ou até mesmo quedas. Esses dispositivos são construídos inteiramente de chips de memória de estado sólido, similares à memória de computador em computadores pessoais e notebooks.

SSD Drive OCZEntretanto, quando os usuários desligam seus computadores, os dados armazenados na memória de suas máquinas são automaticamente perdidos. Mas se esses mesmos dados são armazenados em um SSD, serão mantidos mesmo depois que o computador for desligado.

Fãs de drives SSD frequentemente pensam neles como pendrives USB extra-grandes. A principal diferença é que a capacidade de memória dos dispostivos SSDs são tão grandes que eles podem na verdade substituir um HD de um computador inteiro, algo que não se pode fazer no pendrive USB atualmente.

Mais robusto, mais silencioso e mais rápido

Pela falta de partes móveis, estes drives sem discos são menos frágeis do que os primos HDs. Isso porque eles têm se tornado a escolha de meio de armazenamento de dados para netbooks e notebooks. Computadores portáteis sofrem mais batidas e pancadas do que os computadores de mesa. Esses novos drives somente-memória podem suportar punição.

Drives de estado sólido são também mais rápidos do que os HDs comuns. Novamente, ele resume-se a partes móveis. Os drives HD têm atrasos mecânicos quando acessam informações. SSDs não.

Esses drives também – novamente, por não ter partes móveis – podem operar sem ventoinhas de arrefecimento, significa que computadores com SSD são mais silenciosos do que os que contam com drives HD.

Comparação HD (Disco rígido) x SSD (Unidade de estado sólido)

HD x SSDObserve o que você vê na imagem ao lado. O drive HD à esquera tem um ou mais pratos de disco que giram a uma alta velocidade e lêem os cabeçotes que devem armazenar os dados fora dos discos rotativos. Bata neles quando estiverem operando e você terá um desastre!

Em comparação o drive de estado sólido à direita não tem prato de disco apenas chips de memória e sem partes móveis. Obviamente uma solução muito mais robusta.

Os preços estão caindo cada vez mais

A única coisa que atualmente evita os drives SSDs de ganharem popularidade imediata é o preço. Esses drives tendem a ser um pouco mais caro que os drives HDs padrão. Mas isso tudo está mudando.

Analistas de tecnologia acreditam que isso mudará em breve. Quanto mais os usuários de computador aprenderem sobre os benefícios dos drives de estado sólido, mais eles vão querê-los. Isso forçará os fabricantes a construir esses drives mais eficientemente, eventualmente reduzindo os preços ainda mais.

Agora que você já sabe mais sobre esta nova tecnologia de armazenamento, só lhe resta pesquisar e comprar seu novo drive SSD!

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário