Os primeiros e principais sintomas da gravidez

Algumas mulheres conhecem tanto seu organismo que alegam perceber qualquer mudança já nos primeiros dias de gravidez. Os médicos informam que não é bem assim. Os sintomas da gravidez surgem quando o óvulo já fertilizado se liga à parede uterina, e isso leva algumas semanas para acontecer. Logo, não espere sintomas da gravidez antes das primeiras duas semanas. Menos que isso, pode ser apenas um efeito colateral do seu anticoncepcional, muito comum.

Os primeiros e principais sintomas da gravidezA espera de um filho pode sim causar alguns efeitos colaterais, em especial nos primeiros três meses. O corpo está mudando para se adaptar à nova vida, por isso é comum sentir alguns sintomas considerados clássicos. Mas há casos de mulheres sortudas que nada sentem.

Os primeiros sintomas da gravidez

Ausência de menstruação – O principal e primeiro sintoma da gravidez é o não sangramento mensal. Se o óvulo foi fecundado, seu corpo para de produzir mais e não há o que liberar, por isso não há menstruação. Caso a mulher continue sangrando normalmente (caso raro), é um escape comum e apenas uma limpeza uterina, ou um aborto. O normal é a suspensão total do sangramento mensal depois dos 21 dias do ciclo menstrual.

Sono demais – O sono excessivo é um dos primeiros sintomas também. O corpo começa a produção de progesterona e isso causa o sono de dia, mesmo depois de uma noite muito bem dormida. Mulheres grávidas costumam dormir mais de 10 horas por dia e ainda acordam muito cansadas e bocejando o dia todo. Não é anormal e nem preguiça, é apenas uma adequação à nova produção hormonal.

Seis inchados – O inchaço dos seios é um dos primeiros sinais e constantemente confundido com o período pré menstrual, quando, dias antes do sangramento de rotina, a mulher também fica com os seios sensíveis e inchados. Este é o primeiro sinal que muitas notam, em especial as mais magras, e começam com 15 dias de gravidez já. Os mamilos também tendem a ficar mais duros e mais escuros e veias na região podem ficar mais aparentes. Com o tempo o corpo volta ao normal e a sensibilidade no segundo trimestre melhora um pouco.

Os principais sintomas de uma gravidez saudável

As sortudas podem não sentir nenhum dos sintomas abaixo, mas são sintomas bem comuns. São eles:

Enjoos matinais – parecem que eles tem dia e hora marcada e muitas nem conseguem tomar café antes do primeiro vômito. É um dos mais incômodos e podem surgir primeiro que todos os listados acima. As mais sensíveis começam a sofrer já nas primeiras semanas e os vômitos constantes param apenas com a chegada do segundo trimestre de gestação.

Alteração no paladar e no olfato – há quem comece a odiar alimentos que amava e comece a sentir aromas à distância. Dizem que o faro da mulher grávida é melhor que de um felino ou canino. A comparação, segundos os médicos, é verdadeira e faz parte dos instintos ancestrais da natureza humana se preparando para proteger a sua cria. Mães de bebês costumam ouvir o choro de seu filho mesmo em uma festa agitada.

Vontade de fazer xixi constante – isso se deve ao começo da produção do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), ou hormônio da gravidez. Infelizmente é um dos sintomas que não passa com o tempo e fica ainda pior no último trimestre.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário