Receita de creme dental caseiro

Há um grande debate sobre o uso de pasta de dente industrializada e a alternativa de produzir sua pasta de dente em casa. Um deles é quanto ao descarte da embalagem, sem uso para reciclagem ainda e acumulando cada vez mais lixo na terra. Estima-se que cada cidadão do mundo descarte de duas a três embalagens de pasta de dente ao mês. Até mesmo o Pão de Açúcar entrou na febre de não jogar nada fora e começou a pedir as embalagens de papel para reciclagem.

mulher escovando os dentes com pasta de dente caseiraOutro motivador para aderir às receitas de creme dental caseiro é o uso do sódio-lauril-sulfato no meio industrializado. Tal substância é ácida. Com bocas mais sensíveis, ela causa afta e gengivite e deixa a boca mais suscetível a inflamações.

Outro agravante dos produtos convencionais para limpar os dentes é o uso de substâncias abrasivas para clarear os dentes. As mesmas substancias que clareiam podem causar danos aos dentes e mais estudos devem ser divulgados em breve sobre o assunto. Por enquanto apenas especulações e indicações de diversos dentistas para usar produtos cada vez mais naturais, tornando a produção caseira de pasta de dente uma alternativa viável.

Receitas de pasta de dente caseira

Com raspa de juá

Ingredientes:
Uma pitada de canela em pó
1 xícara de água filtrada em temperatura natural
2 colheres de sopa de raspa de juá
2 colheres de sopa de menta desidratada
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
3 cravos da índia
1 pitada de canela em pó
1 xícara de água filtrada em temperatura natural

Modo de preparo:
O juá é conhecido por ajudar a quem tem mau hálito e ainda clareia os dentes sem danificar o esmalte ou ph da boca. Para fazer o creme dental, primeiro cozinhe em uma panela os cravos, a linhaça com a água em fogo baixo até tudo ficar pastoso, não precisa ferver. Depois é só colocar o juá e a canela ainda quente, misturar para ficar uma pasta bem grossinha e colocar na geladeira. Use fria.

Com argila branca

Ingredientes:
3 colheres de sopa de argila branca – comprada em loja de produtos naturais para ingestão e não para tratamentos de pele
5 gotas de óleo de hortelã-pimenta comprada em lojas de essências e de itens para culinária
Uma pitada de sal marinho
1 colher de chá de sálvia ou tomilho
1 copo de água filtrada

Modo de preparo:
A argila branca, muito usada em tratamentos para a pele, é um ótimo ingrediente para usar como base de receita de creme dental. Para fazer, coloque primeiro em água fervente água e a sálvia ou o tomilho e espere um tempo para a água esquentar no forno, parecendo um chá. Depois coloque o hortelã em gostas e o sal marinho e mexa bem. Coloque a argila branca em colheres de sopa em três e mexa bem para se formar um creme. É só deixar na geladeira e usar.

1 comentário, deixe sua opinião também!

  1. Renata em 30 de junho de 2014 às 22:28

    muito interessante , amei , fiquei sabendo que o uso continuo faz mal , e vou fazer essa p usar .

Faça seu comentário