Conheça os tipos de anemia mais comuns

Mulher pálida com anemiaHá dezenas de diferentes tipos de anemia, e a maioria das pessoas entendem que anemia é só uma deficiência de ferro. Anemia é na verdade a falta de células sanguíneas vermelhas. As células sanguíneas vermelhas são essenciais para distribuir o oxigênio pelo corpo. Sem a distribuição de oxigênio nos tornaremos frágeis e nosso corpos não funcionarão como devem. A anemia de deficiência de ferro é um dos tipos mais comuns. Alguns tipos de anemia estão relacionados à dieta e nutrição. Outros têm origem das doenças hereditárias e não podem ser prevenidos.

Anemia ferropriva (deficiência de ferro)

A anemia por deficiência de ferro é a falta do ferro necessário no corpo. Pode ser causada por perda de sangue ou má nutrição.  É a que mais prevalece entre mulheres grávidas e as que estão na época do parto. Crianças que contam com leite de vaca baseado em fórmulas que não foram fortificadas com ferro também estão sob risco. Uma outra questão é a má nutrição em geral. Crianças de famílias menos afortunadas talvez não recebam a quantidade adequada de ferro em suas dietas.  Também estão sob risco aquelas que se alimentam muito de lanches (fast food).

Anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12)

A vitamina B12 é um outro ingrediente importante na fabricação de células sanguíneas vermelhas. Quando há deficiência de vitamina B12, a produção de células sanguíneas vermelhas é prejudicada. Isso pode ser causado por muitos fatores. Vegetarianos às vezes têm baixo nível de vitamina B12. Essa vitamina é encontrada em produtos de carne. O nível de vitamina B12 também pode baixar devido ao HIV, doença de Chron ou outras desordens digestivas. Alguns medicamentos, abuso do álcool ou sensibilidade a glúten também pode baixar os níveis de vitamina B12.

Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária. Esta doença geralmente atinge os descendentes de afro-americanos. As células sanguíneas vermelhas nas pessoas com anemia falciforme são  em forma de foice (ou de lua crescente). Devido à forma incomum e condições dessas células, elas ficam enfraquecidas. E porque  são muito frágeis, essas células se rompem rapidamente.  As células não conseguem fazer o seu trabalho de transportar oxigênio pelo corpo. O resultado é o tipo de anemia conhecido como falciforme.

Anemia megaloblástica (deficiência de folato  ou ácido fólico)

O ácido fólico é necessário para formar as células sanguíneas vermelhas. O ácido fólico é a vitamina B. Devido ao alto risco de anemia por deficiência de ferro durante a gravidez, as mulheres grávidas são encorajadas a consumir suplementos de ácido fólico. Não fazer isso pode aumentar o risco de anemia. Adultos mais idosos e pessoas que bebem muito também correm o risco de desenvolver esse tipo de anemia. Pacientes com anemia falciforme deve certificar-se de ingerir muito ácido fólico. As melhores fontes dietéticas de ácido fólico são os vegetais folhosos de cor verde escura e os legumes.

Anemia aplástica

Células-tronco são produzidas  na medula óssea. Essas células-tronco ajudam a desenvolver células sanguíneas. As vezes a medula óssea se torna lenta ou para a produção de células-tronco. O resultado é o tipo de anemia conhecido como anemia aplástica. Anemia aplástica pode ser uma questão hereditária.  Às vezes ocorre depois dos tratamentos de radiação ou quimioterapia. Também pode ocorrer sem razão aparente. Pode ainda ocorrer devido à gravidez, doenças autoimunes e infecções virais.

Observação: Este artigo tem apenas  o propósito de informação. Há muitos tipos de anemia não listados aqui. Consulte o seu médico para diagnóstico e tratamento de anemia.

15 comentários, deixe sua opinião também!

  1. Maria Helena em 24 de abril de 2013 às 16:19

    gostei da matéria sobre anemia pois me deixou mais informada, a pesar do assunto está incompleto, mas foi muito bem elaborado...obg

  2. Jukinha maroto em 23 de maio de 2013 às 12:06

    Eu acho que a anemia esta exterminando a maioria da população mundial aaaaa

  3. Marta tatiana em 28 de julho de 2013 às 17:56

    gostei muito desta matéria ajudou me a diferenciar os tipos de anemia e as suas causas´....valeu

  4. Maria eduarda em 1 de setembro de 2013 às 16:46

    eu amei muio interesante so que fautou so botar algumas curiosidades sobre a anemia. espero que meu pedido seja atendido logo obigada

  5. Maria carolina do nascimento em 3 de setembro de 2013 às 16:05

    Gstei mt dessa materia sobre anemia., Ha um tempo atraz sofria de anemia ferropriva,ms agora graças a Deus estou bem,cuidando pra que tudo ocorra bem. Obrigado! E muito bom saber que podemos encontrar aqui informaçoes para que podemos evitar a anemia em nossas vidas.

  6. Ovelha em 19 de setembro de 2013 às 21:38

    EU PRECISAVA FAZER UMA PESQUISA E AGORA JA TO IMFORMADA

  7. Yago em 22 de setembro de 2013 às 11:54

    É muito bom eu tirei 10

  8. Elisabet em 25 de setembro de 2013 às 20:55

    nossa na maior parte das anemias so falo que precisa de ferro

  9. Fatima em 14 de novembro de 2013 às 15:11

    Gostei muito da materia fico feliz pois quando faço exames sempre e todas as vezes acusa anemia,pouca mais sempre dar anemia em meus exames.

  10. Janaina azevedo em 25 de novembro de 2013 às 5:46

    Minha filha de 7 anos sangra muito pelo nariz, e de 1 ano pra cá vem sangrando pelo umbigo, levei ao médico e ninguém sabe me me responder e dizer o porque, so falam que tenho que correr pra buscar tratamento, só falam que ela está com um grau elevado de anemia, mais qual tipo de tratamento e porque,... Alguém poderia me responder. Estou sem daber o q fazer. Obrigado.

  11. Celena Moreira em 25 de novembro de 2013 às 11:41

    Muito boa a matéria me ajudou bastante.!

  12. Camila em 30 de novembro de 2013 às 23:55

    existe anemia e eleucemia juntas ou anemia mista com leucemia ??????????

  13. Jeane oliveira da silva em 26 de dezembro de 2013 às 10:00

    oi tenho 26 anos e me sinto fraca e tenho muitas tonteiras;fico com falta de ar e minha pressão fica muito baixa; sera q pode ser anemia?.

  14. Allysson Roberth em 4 de abril de 2014 às 17:30

    Gostei. Direto ao ponto. Só senti falta de uma informação: o folato também é chamado de vitamina b9 (no texto não especifica o tipo)

  15. Milena oliveira da silva em 29 de junho de 2014 às 19:13

    eu sou milena estou com a anemia bem avançada o que faço porque não me da vontade de comer nada e me sinto bastante preguiça não sei o que fazer mais.

Faça seu comentário