Tratamento Caseiro para Estrias

Que mulher nunca se incomodou com as estrias ? Elas são problemas estéticos muito comuns em mulheres que engordaram rapidamente, em especial durante a adolescência ou durante a gravidez. Inicialmente são lesões vermelhas na pele, em especial nos seios, coxas, nádegas e abdômen.

Elas aparecem inicialmente na cor vermelha, trazendo muitos incômodos estéticos, em especial quando é preciso usar roupas de banho para ir à praia. As estrias aparecem por causa do rompimento das fibras de colágeno e elastina, situadas na derme, a camada mais profunda da pele, responsáveis por sua elasticidade.

EstriasEssas fibras costumam se romper por uma exagerada distensão da pele por causa do aumento rápido de peso, ou por causa de alterações hormonais. Costumam se formar lesões lineares, normalmente paralelas, com ter muitos centímetros de extensão.

No começo elas aparecem nas cores róseas ou avermelhadas, que ficam esbranquiçadas com o tempo, além de deixarem a região afetada com um aspecto frouxo. Para as pessoas de pele morena e negra, as estrias podem ficar mais escuras do que as demais partes do corpo que não foram afetadas.

Como as fibras de colágeno e elastina se rompem, os tratamentos estéticos disponíveis costumam amenizar o problema, melhorando sua aparência. As técnicas mais conhecidas: peeling, subcisão, intradermoterapia e dermoabrasão, estimulam a formação de colágeno na região das lesões. Vale lembrar de que são procedimentos médicos, e dessa forma, só podem ser indicados por um profissional, além de terem um custo elevado.

Por isso, o ideal é procurar prevenir o surgimento de estrias, em especial nas adolescentes e gestantes. Beber muita água todos os dias (pelo menos oito copos grandes), eliminar doces e gorduras da dieta, aplicação de cremes e loções hidratantes, além de atividade física, ajudam a evitar o problema.

Também é possível realizar alguns tratamentos caseiros contra as estrias em casa, utilizando produtos naturais que podem ser adquiridos em qualquer supermercado. Leia a seguir uma receita de gomagem corporal que ajuda a retirar as células mortas:

Misture duas colheres de sopa de gérmen de trigo, duas de aveia, duas de fubá, quatro de água e massageie no local afetado. Depois faça movimentos circulares com uma bucha vegetal levemente úmida na região.

Em seguida, para energizar a pele, faça uma massagem nas estrias fazendo movimentos opostos à sua direção. Por exemplo: caso tenha estrias horizontais, massageie verticalmente. A massagem deve ser forte e intensa para ativar a circulação, deixando a região quente e vermelha.

Nesta massagem, use óleo de gérmen de trigo ou de rosa mosqueta. Depois da massagem, aplique mel puro em toda a região massageada e coloque um filme plástico para que a substância atue por cinco minutos. Para que o tratamento seja mais eficaz, assim que retirar o mel em água corrente, aplique algodão umedecido em uma loção feita com cinco cenouras batidas na centrífuga, duas gotas de própolis, cinco gotas de ginseng, e ½ litro de soro fisiológico. Deixe a loção agir na região por cinco minutos.

Seja o primeiro a deixar um comentário nesta página!

Faça seu comentário