Dicas de tratamento caseiro para varizes

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, estima-se que 20 milhões de brasileiros sofrem de varizes, sendo as mulheres as maiores vítimas. Isso ocorre pelo fato da progesterona, hormônio feminino que favorece a dilatação de veias, e acabam se desenvolvendo sob a superfície da pele.

Outros fatores que aumentam o índice de varizes nas mulheres são: o uso de anticoncepcionais e pela gravidez. O problema costuma afetar pessoas com mais de 30 anos de idade, ou nas que trabalham muito tempo em pé ou sentadas. Entretanto, a principal causa das varizes em ambos os sexos é a hereditariedade.

Varizes na PernaCaso você tenha algum parente próximo que sofre de varizes, vale a pena se consultar com um cirurgião vascular para que lhe indique tratamentos preventivos contra o problema, que costuma causar muitos incômodos no seu estágio avançado, tanto estéticos como físicos.

Como prevenção nunca é demais, pequenas mudanças de hábitos aliadas com tratamentos caseiros, podem amenizar o retardar o surgimento das varizes. Para começar, procure não usar nada que prejudique o fluxo sanguíneo, para que não se formem as veias varicosas, como: sapatos de salto alto, calçados apertados, faixas, cintos e roupas apertadas. Meias para varizes também são boas aliadas para a prevenção do problema.

Outra dica importante para quem tem tendência a desenvolver varizes é de prestar atenção na sua alimentação: suspenda de sua dieta condimentos fortes, derivados de carne, principalmente os embutidos, alimentos gordurosos, como chocolates, margarina, frituras e laticínios.

O ideal é substituí-los por alimentos mais saudáveis: cereais integrais, frutas frescas da época, legumes e verduras crus, além de beber com freqüência água pura e abundante, mesmo quando estiver sem sede.

Se o seu médico permitir, faça atividades físicas regulares e moderadas, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea nas pernas, principal região afetada pelas varizes. Compressas naturais também ajudam na circulação, interessantes para quem trabalha o dia inteiro em pé.

Uma boa dica para aplicá-las é quando chegar em casa no final do dia, deitar-se elevando as pernas acima da cabeça, com a ajuda de almofadas, para melhorar a circulação. Aproveite para aplicar as compressas, que podem ser feitas com chás de plantas medicinais, como o de cardo-mariano, planta que pode ser adquirida em lojas de produtos naturais.

Para fazer a compressa, ferva uma colher de chá dos frutos da planta em 250 ml de água. Depois de ferver, deixe o chá de repouso por 15 minutos. Em seguida, aplique o chá com a ajuda de um lenço ou pano limpo nas regiões do corpo que pretende tratar. Com isso, as compressas aliviam as dores das varizes e proporcionam bem-estar.

Também é possível usar diversos tipos de hortaliças, em tratamentos caseiros, como por exemplo, cataplasmas com folhas quentes de alface. Aplique-os na região afetada, durante 15 minutos. Troque depois que esfriarem. Quando terminar, friccione a região com uma toalha molhada com água fria, que ajuda a fechar os poros.

Por fim, é muito importante de que antes de usar qualquer medicamento ou usar as receitas caseiras, consultar um médico para que avalie se essas alternativas são indicadas para o seu caso.

9 comentários, deixe sua opinião também!

  1. Aiane em 1 de fevereiro de 2013 às 11:39

    estou fazendo tratamento de varizes, e gosto de treinar musculação com carga de peso.posso continuar fazendo isso? e quanto tempo posso voltar a academia?

  2. Gabriele carnassa batista em 30 de março de 2013 às 7:46

    Eu tenho mas é pouco fica na regiao do joelho para dentro qdo eu tomava sol ela na parecia tanto. É bom tomar sol? E o q fazer para prevenir?

  3. Orlindamar alberty de souza em 3 de agosto de 2013 às 23:38

    tenho muita varizes enconoda muito e feio nao gosto de olhar minhas perna tenho vergonha das minhas perna

  4. VANIA em 24 de agosto de 2013 às 17:54

    OLA TENHO MUITOS VASOS E MINHAS PERNAS DOEM MUITO MAIS SOU MUITO NOVA PRA TER TANTOS VASOS O QUE POSSO FAZER?

  5. Maria em 7 de novembro de 2013 às 22:17

    Tenho 34 anos sofro com varizes (vasos) desde os meus 15 anos, minhas pernas doem muito e o pior de tudo é que tenho muita raiva de mim mesma, pois por varias vezes ao sai de casa fui apontada como pernas que parecia com teias de aranha. Como posso tratar as minhas varizes?

  6. Erika em 16 de novembro de 2013 às 23:17

    Existe algum exercício que possa fazer em casa para melhorar a circulação, sinto muitas dores nas pernas e cada vez mais as varizes estão aparecendo, ou seja estão muito visíveis.

  7. Teresa Ferreira em 5 de abril de 2014 às 13:07

    Olá boa tarde, eu comecei a ter umas varizes, já desde os 15 anos, mas tenho conseguido travar a situaçao e nao deixar que elas avancem muito. uso todos os dias meias até no Verao que é muito desconfortável,faço caminhadas de 30m por dia, faço 30m de bicicleta e tambem tomo Toniven. Agora comecei a por folhas de alface quente, mas dizem que nao se deve por coisas quentes nas varizes,eu tenho posto e sinto-me bem... Gostava mesmo era descobrir a tratamento para esta doença. Teresa Ferreira

  8. Oi sou valdilenim tenho 22anos. em 13 de abril de 2014 às 22:20

    Tenho uma teia de aranha nas minhas perna.n saiu de casa com vergonha da minha coixa.o q faço p toma em ksa ou passa em cima p melhorar.poz n aguento mas.

  9. Adriana em 26 de fevereiro de 2015 às 9:58

    Bom dia!eu tenho muitas varizes já me operei duas vezes fiz apricação e nada adiantou hj estou cheia de novo o que devo fazer pra evitar e tenho vergonha de usar vestido só uso calçar não aguento mas gostaria de um tratamento.

Faça seu comentário